A Proposta Pedagógica do Centro de Educação Infantil Acalanto tem como pressupostos teóricos as pesquisas de Henri Wallon, Jean Piaget e Lev Vigotsky, ou seja, a teoria construtivista interacionista, que privilegia o desenvolvimento da linguagem, a interação entre os pares e a ação do sujeito sobre o objeto. Experiência compartilhada que promove o amadurecimento das funções da inteligência, a compreensão e o desenvolvimento dos papéis e das funções sociais.
Por meio de formação continuada fundamentada nos princípios humanistas e de pedagogia sustentada em epistemologia que contempla a educação de qualidade na contemporaneidade, o Centro de Educação Infantil Acalanto ofertará alto padrão de atendimento às crianças, formando os cuidadores e toda equipe da unidade educacional para desenvolver o trabalho com crianças de 0 a 5 anos envolvendo e desenvolvendo suas múltiplas linguagens.
Instalada em ambientes amplos, arejados e adequados, a pedagogia institucional é a do amor, do cuidado e da presença., atendendo às crianças nos seus diferentes ritmos e diversas linguagens.